Guia completo para impulsionar sua carreira profissional

Tempo de leitura: 18 minutos

Impulsionar a carreira profissional é o desejo da maioria das pessoas. Afinal, quem não quer obter sucesso no que faz? Contudo, muitas vezes é difícil se manter motivado no ambiente de trabalho. Para que isso aconteça, um bom planejamento é fundamental para obter o crescimento profissional.

O mercado de trabalho está muito concorrido, e a melhor maneira de se diferenciar como um bom profissional é obtendo destaque e visibilidade na sua área. Acompanhe as dicas deste guia se você deseja alavancar a sua vida profissional e ter uma carreira de sucesso!

A importância das estratégias na carreira profissional

O reconhecimento profissional gera satisfação pessoal, o que melhora até mesmo a vida particular. Além disso, a pessoa pode ter como recompensa o aumento de salário ou mesmo a promoção a um novo cargo.

Existem diversas estratégias que podem ajudar você a atingir o seu objetivo, e aqui vamos mostrar algumas delas — as que consideramos mais importantes e que, ao serem colocadas em prática, vão ajudar você a alcançar o almejado sucesso.

Organize um plano de carreira

Planejar deve ser o primeiro passo. Definir um plano de carreira é muito importante para qualquer profissional que busca um caminho sólido e de sucesso. Definir objetivos e saber em qual lugar se deseja chegar evita desatenção e desinteresse no ambiente profissional.

Entretanto, apenas traçar um objetivo não é o bastante: também é fundamental elaborar estratégias para atingir a sua meta.

O plano de carreira deve servir como um guia para alcançar a sua finalidade de maneira eficaz e acertada, pois assim você não esquece quais são os seus projetos e se mantém focado e motivado.

Solicite tarefas ao seu chefe

Quando já tiver realizado todo o trabalho que foi delegado a você, em vez de utilizar o tempo livre para checar as redes sociais ou tomar um café, encare esse momento como uma oportunidade de demonstrar produtividade.

É importante ser o protagonista do seu setor para ser notado. Demonstre eficiência informando ao seu superior que você já fez tudo aquilo que havia lhe sido passado e solicite mais trabalho, de preferência projetos maiores, mais complexos e mais desafiadores do que os anteriores.

Tal atitude demonstra esforço, comprometimento e força de vontade. Além disso, se o trabalho for bem executado, sua competência também ficará em evidência. Assim, quando houver a possibilidade de oferecer uma promoção a um dos funcionários, os seus superiores vão se lembrar de quem se sobressaiu no período anterior.

Realize o trabalho com excelência

É claro que apenas solicitar mais trabalho não é o suficiente se você não der conta da demanda, afinal, de nada adianta um expediente malfeito e que necessita ser revisado diversas vezes.

Realizar as tarefas com eficiência e qualidade é o ponto-chave. É de grande valor ser um profissional de atitude, que prevê e resolve os problemas antes mesmo de ser solicitado.

Faça uma autoanálise, note quais são os seus pontos fortes e depois trabalhe em cima deles para valorizar aquilo que você tem de melhor. No entanto, nunca deixe de ser você mesmo. Seja autêntico, pois não adianta criar um perfil profissional que não condiz com a pessoa que você é.

Não espere que a recompensa venha correndo. Mostrar o seu valor requer tempo, dedicação e tolerância, uma vez que os resultados não são imediatos.

O retorno financeiro tende a ser o mais demorado. Inicialmente, o reconhecimento pode vir em forma de agradecimento, o que também é uma maneira de valorização do seu trabalho e que deve ser vista com bons olhos pelo trabalhador.

Contudo, diversas outras vezes o seu esforço pode passar despercebido pelo seu chefe. É importante não desanimar, pois ter consistência também é uma qualidade bem-vista no ambiente profissional.

Em algum momento, toda a sua dedicação será percebida por alguém, seja pelo seu próprio chefe, seja pela chefia de outro setor ou até mesmo por outra empresa que o valorize mais.

Lembre-se sempre que com competência e dedicação é possível colher bons frutos, e a consequência será uma carreira de sucesso.

Conheça os seus direitos trabalhistas

Apesar de não ser um ponto muito comentado, conhecer seus direitos trabalhistas pode ser muito útil na sua carreira profissional. Afinal, não basta apenas ser um bom funcionário, também é importante estar em uma empresa que respeite o trabalhador para ser valorizado.

Dominar os direitos do trabalhador também pode ser outra maneira de obter reconhecimento no ambiente profissional. Conhecendo os seus direitos você terá como reivindicá-los quando for injustiçado, além de identificar as situações que estão em desacordo com a legislação.

Você sabia que ao ser demitido enquanto tem direito a estabilidade há a possibilidade de reintegração? Você sabe quais são as verbas rescisórias que deve receber ao final do contrato? Sabe como funciona o período de experiência?

Conhecendo esse tipo de informação você se resguarda de injustiças e também demonstra conhecimento amplo em áreas diversas do mundo corporativo.

Mantenha o currículo atualizado

Para que os recrutadores de outras empresas conheçam o seu trabalho e encontrem o seu perfil, você deve manter o currículo atualizado e disponível em diversos lugares.

O papel físico tem sua importância, mas vá além dele e mantenha uma cópia do seu currículo em PDF, envie-o por e-mail e deixe os seus dados atualizados nos sites que disponibilizam vagas de emprego.

Além disso, também é válido aumentar sua participação nas redes sociais com um perfil profissional. Nessas plataformas é possível disponibilizar informações e serviços, ampliando sua visibilidade por meio do Facebook, do LinkedIn, do Twitter e outros meios de comunicação, de acordo com a sua profissão.

Contudo, é importante se lembrar de que os perfis nas redes sociais devem passar um aspecto profissional. Sendo assim, muitas fotos particulares devem ser evitadas, uma vez que não se trata do seu perfil pessoal.

Peça um aumento

Se você está se dedicando, dominando suas rotinas com excelência e constância durante algum tempo e o seu chefe ainda não ofereceu nenhuma promoção, você pode pedir um aumento. Afinal, não dá para ficar parado esperando o momento em que o seu superior vai oferecer um salário maior, já que boas oportunidades não caem do céu.

Essa atitude não costuma ser malvista pela empresa e ainda demonstra proatividade e espírito de liderança. Para solicitar o aumento de salário, convoque uma reunião para discutir sobre o assunto e trate o ponto de maneira séria e formal, uma vez que esse é um momento importante na sua carreira profissional.

Realize também uma pesquisa salarial, verifique o salário médio praticado por outras empresas para o cargo que você atualmente ocupa e utilize isso como argumento para pedir o aumento.

Além disso, está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho que, se existem colegas que exercem a mesma função que a sua na mesma empresa e recebam um salário maior do que o seu, é possível pedir a equiparação salarial.

Invista no vestuário

O nosso vestuário sempre passa uma mensagem para aqueles que nos veem e diz muito sobre nós, sendo considerado o nosso “cartão de visitas”. No ambiente profissional, isso não ocorre de maneira diferente.

A roupa, a higiene pessoal, o cabelo, a barba e até mesmo os acessórios são as primeiras impressões que uma pessoa tem em relação a outra, ainda mais quando existe apenas o contato visual. Sendo assim, é importante tomar cuidado com a aparência no geral.

Utilizar roupas que sejam condizentes com o ambiente que você trabalha transmite comprometimento e elegância. No entanto, leve em conta o seu tipo de público para não passar uma mensagem errada por meio das suas vestimentas.

Para não correr o risco de cometer erros, é interessante evitar excessos no visual, seja ele formal ou casual, e manter a aparência equilibrada.

Aja sempre eticamente

Nunca passe por cima de quem você é ou do que você pensa. Ser ético em todos os âmbitos é a maior virtude que uma pessoa pode ter.

O profissional nunca deve agir em prejuízo dos seus colegas ou da empresa em que trabalha em nome de interesses próprios. Lembre-se que no ambiente profissional o comportamento de toda a equipe está sendo observado constantemente.

A ética é a base do relacionamento e da confiança entre o profissional e a empresa. Agir de forma antiética pode acarretar no seu desligamento da companhia para que os demais colegas não sejam influenciados negativamente com a sua atitude, além de manchar a carreira profissional no mercado de trabalho e perante os demais profissionais da área.

Solicite feedback

A melhor maneira de saber se você está acertando na sua estratégia é perguntando diretamente ao seu chefe.

Pergunte como está o seu desempenho e o que a empresa está achando do seu rendimento. Com essas valiosas informações você saberá quais pontos deve melhorar e o que deve continuar fazendo da mesma maneira.

Aproveite a oportunidade para corrigir seus erros e não repetir as falhas — ter essa capacidade é uma preciosa virtude. Tal atitude demonstra comprometimento com a equipe e permite que você apresente resultados ainda melhores.

Qualquer pessoa, por mais excelência que tenha, está sujeita a erros. Assim, o diferencial de um bom profissional é ter humildade para reconhecer em qual momento ele se equivocou e evitar que o mesmo problema se repita no futuro.

Também utilize a oportunidade para orgulhar-se dos seus acertos e reforçar o compromisso de continuar realizando um bom trabalho, mas seja sensato nas suas colocações.

Trabalhe em equipe

Uma empresa é formada pela sua equipe de funcionários. De pouco adianta ser um ótimo e eficiente empregado se o resultado do time como um todo não é bom o bastante.

Adotar uma postura individual prejudica o coletivo e ainda tem caráter antiético. Ofereça ajuda àqueles que trabalham com você, se mostre prestativo e auxilie seus colegas em suas demandas individuais quando tiver um tempo livre.

Quando a máquina funciona bem por completo, as respostas — tanto para a empresa quanto para os funcionários — são ainda mais satisfatórios.

Administre o seu tempo

Para dar conta de todo o serviço é preciso ter organização e utilizar o tempo disponível de maneira eficiente, isto é, da melhor e mais inteligente forma possível.

A organização pessoal pode melhorar a sua produtividade e a sua disposição, então planeje o seu dia com antecedência e mantenha sua estação de trabalho limpa e organizada. Utilizar uma agenda e criar listas pode ajudar você a se estruturar melhor.

Em um tempo que é bem administrado e distribuído não falta um momento para o descanso, que também é fundamental nesse processo, pois as saúdes mental e emocional repercutem na sua rotina.

Às vezes é preciso se desligar um pouco para voltar com ainda mais foco às suas tarefas.

Como investir nos treinamentos corretos

Em qualquer área é importante estar sempre atualizado. Realizar treinamentos é um diferencial, e você ainda terá a oportunidade de se aprofundar no âmbito do seu interesse.

É claro que não é qualquer tipo de capacitação que terá grande valor para a sua carreira profissional, por isso é importante saber investir nos treinamentos certos, já que existem diversas maneiras de se fazer uma boa especialização.

Em um mercado em crise, aqueles que não buscam cursos complementares ou não participam de atividades da sua área se tornam pessoas menos competitivas.

Iniciar uma pós-graduação pode ser uma boa forma de se aperfeiçoar no ramo. Atualmente, é possível cursar uma especialização em uma instituição de ensino de qualidade na modalidade a distância, o que pode facilitar muito o acesso ao estudo para pessoas que trabalham e sofrem com escassez de tempo no seu dia a dia.

Os cursos online podem ser uma boa opção para complementar o currículo e têm a vantagem de serem realizados de qualquer lugar em que o aluno esteja. Diversas instituições renomadas do Brasil e do mundo disponibilizam conteúdos na internet, sendo que boa parte desse material é gratuita.

Também existem diversos vídeos — que não fazem parte de nenhum curso específico — disponíveis na internet que podem ajudar. É possível encontrar na rede conteúdo informativo, motivacional e até mesmo técnico das mais diversas áreas, e todos eles podem ser utilizados para aprimorar a sua carreira profissional.

Saiba utilizar todo o tipo de ferramenta disponível ao seu favor. Por mais que não seja possível colocar no currículo informações sobre cursos fornecidos por sites como o YouTube, o conhecimento aprendido é absorvido da mesma maneira e deve ser utilizado no dia a dia de trabalho.

Para aqueles que não têm a disciplina necessária para estudar a distância, os tradicionais cursos presenciais continuam sendo a melhor opção. Além do horário certo para realizar o estudo, há o contato presencial com o professor e a possibilidade de tirar dúvidas a qualquer momento, o que é ótimo para a aprendizagem.

Outro jeito de se especializar é buscando cursos e palestras das áreas que falem sobre temas do seu interesse.

Os livros também não devem ser esquecidos. Procure obras de renome que abordem temas do seu interesse profissional. O hábito de leitura, além de desenvolver novas técnicas, proporciona a expansão do vocabulário e da criatividade, além de benefícios para a saúde física.

Dominar uma língua estrangeira pode ser um grande diferencial na concorrência por uma vaga e, entre suas variedades, existem até mesmo cursos de idiomas com ênfase no mercado de negócios. No mundo globalizado em que vivemos, é fundamental ter conhecimento de um ou mais idiomas para se destacar profissionalmente.

Portanto, investir em um curso de línguas pode garantir uma melhor colocação no mercado de trabalho, habilitando o profissional a se comunicar com clientes ou filiais estrangeiras e demonstrando que essa pessoa é preocupada com o seu currículo.

Se você já tem fluência em um segundo idioma, como o inglês ou o espanhol, procure estudar outras línguas, como o mandarim ou o francês. Buscar conhecimento nunca é demais — e isso pode ser solicitado a qualquer momento.

A realização de serviços voluntários também pode potencializar o seu currículo, pois mostra que o seu tempo livre é ocupado com atitudes nobres.

O trabalho voluntário realmente é capaz de ensinar lições valiosas, que podem ser utilizadas tanto na vida pessoal quanto na carreira profissional, como trabalho em equipe, compromisso, pontualidade, boa comunicação e generosidade. Investir nessa modalidade pode gerar benefícios em diversos aspectos.

Cursos que ensinam habilidades em geral, como os de oratória ou de leitura dinâmica, não só valorizam o currículo como aumentam a produtividade de quem os faz. Desenvolver essas capacidades pode ajudar o candidato em entrevistas de emprego ou em reuniões importantes.

Como vimos, existem especializações dos mais diversos tipos, que podem ser presenciais ou a distância, de especialização ou de extensão, de longa duração ou de apenas poucas horas. O mais importante é realizar um treinamento que você se dedique de verdade, absorva o conteúdo e o aplique na sua carreira profissional da maneira correta.

Como fazer networking na carreira profissional

Fazer networking fora do seu círculo habitual pode ser uma maneira interessante de conhecer pessoas novas e divulgar o seu trabalho.

A própria palavra, quando traduzida do inglês — sua língua de origem — já diz o seu significado, uma vez que “net” significa “rede” e “working” quer dizer “trabalhando”. Logo, networking seria uma “rede de trabalho”.

Fazer networking nada mais é do que criar uma rede de relacionamento com pessoas que podem auxiliar umas às outras no âmbito profissional. As relações e interações, nesse caso, são mantidas no longo prazo com finalidades profissionais específicas.

Dessa maneira é possível alavancar a sua carreira contando com o auxílio de outros indivíduos, que podem solucionar dúvidas sobre alguma área específica que você não domina tanto, com indicações para vagas de emprego ou até mesmo no fechamento de um negócio. Por isso, é importante a criação de círculos distintos de conexões.

Uma boa dica para desenvolver seu networking é criar um perfil em uma rede social profissional para se relacionar com os colegas que atuam na mesma área profissional que a sua e com os profissionais que desempenham cargos em ramos distintos.

Sua exposição também pode ser aumentada ao frequentar eventos profissionais opcionais, como encontros, feiras, palestras, blogs, eventos e congressos.

Não é necessário ter vergonha de fazer networking. Muitas pessoas têm dificuldade porque sentem que estão tirando proveito do outro indivíduo, mas não é assim que funciona. Não se trata de uma troca de favores pontuais. Ao cativar e cultivar contatos, ambas as partes se beneficiam dessa interação estratégica.

É uma via de mão dupla: você é auxiliado, mas quando tiver a oportunidade também deve ajudar as pessoas da sua rede. Trata-se de um hábito saudável e que deve ser cultivado diariamente.

É importante que boa parte do seu networking seja da sua área, mas também pode ser interessante manter contato com outras pessoas, afinal, nunca se sabe quando novas oportunidades podem surgir em áreas diferentes da sua e que são do seu interesse.

Muitas empresas já se acostumaram com esse método e contam com a indicação de conhecidos dos atuais colaboradores quando abre uma vaga e é preciso contratar um novo funcionário. Isso passa mais segurança ao contratante e diminui suas dúvidas quanto à credibilidade da pessoa que será contratada. Por isso, é tão interessante manter bons relacionamentos e informá-los quanto às suas pretensões profissionais.

Inspirar-se nas pessoas da sua rede também é interessante. Faça contato com líderes, professores, profissionais experientes, pessoas de referência e que inspiram confiança. Ao observar e se relacionar com essas pessoas, é possível aprender com o espírito de liderança que elas têm.

Para obter o tão sonhado sucesso na sua carreira profissional, é necessário ter planejamento e comprometimento com o trabalho. Portanto, crie o seu plano de carreira com base nas nossas orientações e estratégias para tornar o trajeto menos custoso e alcançar o seu objetivo com mais facilidade.

Desenvolva-se profissionalmente, não se esqueça de buscar atualizações e especializações que complementem o seu currículo e melhorem suas habilidades técnicas, além de criar a sua própria rede de contatos.

Invista na sua carreira profissional, pois quanto mais capacitado você estiver, melhor vai desempenhar suas funções no ambiente de trabalho, obtendo sucesso profissional.

Gostou das nossas dicas e quer receber mais orientações como as que você conheceu neste guia? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todos os novos conteúdos!

Sobre Moura e Santana

Moura e Santana

Prestamos serviços exclusivamente ao trabalhador e contamos com equipe dedicada a obter as melhores indenizações trabalhistas. Atuamos com ênfase na defesa dos direitos dos Bancários, Vigilantes, Caminhoneiros, Fretistas e trabalhadores em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *